Telefone/Phone:

+351 964119842

Morada/Adress:

Escola Superior Agrária de Bragança

Campus Sta. Apolónia

Caixa postal 87

5300-253 Bragança, Portugal

Aceda ao facebook da APTRAN

Associação Portuguesa de Tracção Animal

I Workshop de Introdução à Tracção Animal

11 de Fevereiro de 2017 - Hospital Veterinário da UTAD, Vila Real

Tracção animal moderna - contextualização


Os animais com capacidade de tracção continuam a representar uma importante fonte de energia renovável em todo o mundo, sendo essenciais tanto em actividades agrícolas como industriais. 
O reconhecimento crescente da sua importância faz com que a tracção animal seja vista como uma alternativa/opção complementar à tração motorizada, sendo cada vez mais utilizada em pequenas e médias explorações agrícolas (horticultura, vinha, gestão florestal) nos países mais desenvolvidos da Europa.
Por outro lado, observa-se nos dias de hoje o surgimento de uma consciência ecológica (mas também económica), assente na necessidade de reduzir a motorização e industrialização excessivas em sectores como o agroflorestal, notando-se um crescente e renovado interesse pelo uso da tracção animal como uma fonte válida de energia. A necessidade de preservar a agrobiodiversidade, de reduzir as emissões de carbono, de estimular a auto-suficiência e reduzir o consumo de recursos não renováveis contribuiu também para esta tendência.
 A (re)utilização desta tecnologia desempenha também um papel fundamental na preservação dos nossos recursos genéticos animais, através do fomento do uso de raças autóctones com melhor aptidão para a tracção animal. Contribui desta forma para a sua conservação e expansão, respeitando sempre a sua dignidade, integrando-os novamente num modelo agro-pecuário onde os animais sejam um elemento fundamental.

 

I Workshop de Introdução à Tracção Animal


A APTRAN – Associação Portuguesa de Tracção Animal e a AEMV-UTAD juntam-se assim na organização do I Workshop de Introdução à Tracção Animal, onde se pretende dotar os participantes dos conhecimentos e ferramentas adequadas que lhes permitam reconhecer na tracção animal uma solução moderna, de menor impacto e economicamente viável, competitiva e sustentável, como complemento ou mesmo em alternativa aos modelos convencionais normalmente utilizados. 
Esta colaboração permitirá também que estas duas ONGs possam dar continuidade às suas linhas de actuação no âmbito científico mas também da formação académica e profissionalizante, permitindo aos formandos um contacto próximo com os equídeos de trabalho (cavalos e burros), dotando-os de conhecimentos importantes para o exercício das suas profissões futuras.

Programa:
Sessão da manhã - sessão teórico-prática (9.30h - 12.30h)

Apresentação - Tracção animal no Século XXI: potencialidades, desafios e limitações. João B. Rodrigues (APTRAN)

Apresentação - Doma e maneio e equídeos de trabalho: etologia dos diferentes equídeos, processo de doma, iniciação ao trabalho. Jesús de Gabriel (ASZAL)

- Demonstração prática de doma e maneio em picadeiro. Jesús de Gabriel (ASZAL)

Sessão da tarde - sessão prática (14.30h - 19.30h)

- Conformação desejada nos equídeos de trabalho: Morfologia geral, aprumos;

- Diferentes sistemas de arreios: Arrear / desarrear, diferentes sistemas de transmissão de força animal;

- Sistema de condução com rédeas longas - iniciação à condução com rédeas longas;

- Ferramentas utilizadas em tracção animal: horticultura, viticultura, gestão florestal e atrelagem;

Breve apresentação dos formadores:

 

- Jesús de Gabriel Perez (ASZAL - Asociación Nacional de Criadores de la Raza Asnal Zamorano-Leonesa), Secretário técnico e Director técnico do livro genealógico do Asno Zamorano-Leonês. 

Jesús de Gabriel é médico veterinário e tem-se dedicado nos últimos anos a aprofundar os seus conhecimentos em etologia e na doma natural de equídeos, contando com uma vasta experiência neste campo.

 

- João B. Rodrigues (APTRAN), membro fundador a Associação Portuguesa de Tração Animal, assumindo actualmente as funções de Presidente da Direcção. Profissionalmente é médico veterinário,  tendo-se dedicado aos equídeos de trabalho e ao seu bem-estar, com destaque para os burros. O trabalho realizado na APTRAN tem-lhe permitido adquirir um vasto conhecimento em torno da tracção animal, tanto na sua vertente mais tradicional como na utilização moderna desta tecnologia.

Preço por participante:

- Sessão teórico-prática 9.00 até às 12.30h - 10 euros. Sessão sem número limite de participantes.

- Sessão teórico-prática + sessão da tarde / sessão prática (9.00h às 12.30h + 14.30h às 19.30h) - 30 euros. Número limite de 20 participantes

 

Inscrição: 

Para se inscrever, basta que preencha o seguinte formulário com os seus dados pessoais. Toda a informação para pagamento do workshop está também disponível no formulário.

Mais informações e contactos:

aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842

aemv.utad@gmail.com / (+351) 919661324

 Organiza:

APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal

AEMV-UTAD - Associação de Estudantes de Medicina Veterinária da UTAD

 

Apoia:

Hospital Veterinário da UTAD

Dedos Biónicos