Associação Portuguesa de Tracção Animal
Rural Camp
15 a 17 de Fevereiro de 2024
Paisagem Protegida do Corno de Bico / Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA)
Paredes de Coura
O Rural Camp é o campo científico do Laboratório Rural e reúne em Paredes de Coura vários dos seus parceiros, para que em conjunto se possam debruçar sobre a paisagem e a floresta.
Ao longo de três dias serão desenvolvidas uma série de atividades técnico-científicas promovidas pelos membros do Laboratório Rural, tendo como área de estudo a Paisagem Protegida do Corno de Bico, sendo a edição de 2024 dedicada ao impacto das espécies exóticas invasoras.
O Rural Camp inclui também um conjunto de atividades dedicadas à população de Paredes de Coura, como forma de abrir esta iniciativa académica a toda a comunidade.
A edição de 2024 conta com a presença do IPB, do CIBIO, do ISA - UL, da ESA-IPVC, da Universidade de Vigo e da APTRAN.
Programa:
15 de Fevereiro:
Sessão 1 (Manhã - CEIA):
- Espécies animais invasoras. Apresentação em sala dos resultados do Projeto do Fundo Ambiental realizado pelo IPB no Nordeste Transmontano (Entidade responsável - IPB).
- Saída de campo em redor do CEIA e apresentação de técnicas de censos de animais (foto armadilhagem, identificação de vestígios) (Entidades responsáveis - CIBIO /IPB)
Almoço no CEIA
Sessão 2 (Tarde - CEIA): Partilha dos resultados do projeto Acacia4fireprev no campo da educação ambiental em torno das espécies vegetais invasoras. Realização de exercícios com os participantes do Rural Camp (Entidade responsável - ISA - UL.)
Sessão 3 (17.30h - Casa do Conhecimento): Apresentação pública do Projeto Life WildWolf (Entidade responsável - CIBIO). Sessão aberta à comunidade em geral.
Jantar no CEIA
16 de Fevereiro:
Sessão 4 (Manhã - CEIA + parcela de estudo)
- A mudança climática e o impacte sobre os riscos biológicos no contexto de riscos naturais e tecnológicos;
- Cartografia e monitorização sobre os riscos de invasoras lenhosas (acacias e hakea);
- Cartogarfia e mapeamento da biomassa total e residual existente e explorável;
- Mapeamento de serviços de ecossistemas;
- Monitorização, gestão e governança territorial para a gestão de riscos e serviços;
(Entidade responsável: ESA-IPVC).
Almoço no CEIA
Sessão 5 (Tarde - Parcela de estudo): Utilização de tecnologia GeoSLAM: 3D Geospatial Technology Solutions (Entidade responsável: Universidade de Vigo).
Sessão 6 (17.30h - Casa do Conhecimento): Apresentação dos resultados do Focus-group do Rural Camp 2023. (Entidades responsáveis: ESA-IPVC e ISA - UL).
Sessão aberta à comunidade em geral.
Jantar no CEIA
17 de Fevereiro:
Pequeno-almoço no CEIA
Sessão 7 (Parcela de estudo): Técnicas de controlo e eliminação mecânica de espécies vegetais invasoras com recurso à tração animal. (Entidade responsável - APTRAN).
Almoço no CEIA
Sessão 8 (Tarde): Discussão final entre os participantes
Final dos trabalhos.
Mais informações e contactos:
aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842