Associação Portuguesa de Tracção Animal

Rural Camp

1 a 4 de Dezembro de 2022

 

Paisagem Protegida do Corno de Bico / Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA)

Paredes de Coura


Rural Camp é o primeiro campo científico do Laboratório Rural e reúne em Paredes de Coura vários dos seus parceiros, para que em conjunto se possam debruçar sobre a paisagem e a floresta.

Ao longo de quatro dias serão desenvolvidas uma série de atividades técnico-científicas promovidas pelos membros do Laboratório Rural, tendo como área de estudo o espaço envolvente ao lameiro das Cebolas, no coração da Paisagem Protegida do Corno de Bico.

O Rural Camp inclui também um conjunto de atividades dedicadas à população de Paredes de Coura, como forma de abrir esta iniciativa académica a toda a comunidade. 

Programa:

Dia 29 de Novembro, Terça-feira: 

17.00 - Conferência de imprensa de apresentação do Rural Camp - Casa do Conhecimento, Paredes de Coura.

Dia 1 de Dezembro, Quinta-feira: 

14.00 - Comunicação: O Fogo na Gestão da Paisagem do Alto Minho. Emanuel Oliveira, Laboratório Rural. CEIA, Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Paredes de Coura.

14.45 - Visita de campo às parcelas de ensaio de fogo prescrito - Imediações do CEIA, Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Paredes de Coura.

16.00 - Oficina participativa com as comunidades locais de Paredes de Coura (focus-group) - CEIA, Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Paredes de Coura.

Que floresta e que paisagens querem as comunidades locais para Paredes de Coura? Como é que os vários atores locais e regionais podem colaborar e agir para que essa paisagem ideal se torne uma realidade?

Dia 2 de Dezembro, Sexta-feira: 

8.30 - 16.00: Trabalhos técnico-científicos no Lameiro das Cebolas - Paisagem Protegida do Corno de Bico.

21.00 - Comunicação: Que floresta e que paisagens teremos no futuro?  Juan Picos, Diretor da Escola de Enxeñaría Forestal da Universidade de Vigo. Casa do Conhecimento, Paredes de Coura.

Dia 3 de Dezembro, Sábado: 

8.30 - 16.00: Trabalhos técnico-científicos no Lameiro das Cebolas - Paisagem Protegida do Corno de Bico.

Dia 4 de Dezembro, Domingo: 

9.30 - Reunião de trabalho entre os parceiros do Laboratório Rural - CEIA, Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Paredes de Coura.

11.00 - Demonstração de fogo prescrito / queima tradicional - Imediações do CEIA, Colónia Agrícola de Chã de Lamas, Paredes de Coura.

13.00 - Encerramento dos trabalhos.

Mais informações e contactos:

aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842

 

CAMP_LOGOS.jpg