top of page

Associação Portuguesa de Tracção Animal

VI Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal

 

Gestão da vegetação e fertilidade do solo

​

A APTRAN (Associação Portuguesa de Tracção Animal), em conjunto com o CIMO (Centro de Investigação de Montanha - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança), a ESA -IPB (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança) e a AGATRAN - A Molida (Associação Galega de Tracção Animal) irão organizar, no próximo dia 12 de Janeiro de 2019, as VI Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal, este ano subordinadas ao tema da Gestão da vegetação de fertilidade do solo.

​

Esta VI edição terá lugar no auditório da Casa da Seda do centro Ciência Viva de Bragança (parceiro na organização)

 

Programa: 

​

Sábado, 12 de Janeiro de 2019

​

Casa da Seda do Centro Ciência Viva de Bragança

​

14h00 - Abertura do secretariado / Recepção dos participantes; 

 

14h30 -  A agricultura, a gestão da vegetação e a fertilidade do solo.  Carlos Aguiar, ESA-IPB / CIMO.

​

Apresentação da comunicação, por Carlos Aguiar:


"Os ciclos abertos de nutrientes, o uso independente do solo agrícola e das terras marginais, e a especialização produtiva isolando, espacialmente, a produção animal e vegetal são três características  essenciais da moderna agricultura industrial. No entanto, os sistemas mistos de agricultura ("mixed farming") e a integração de todo o espaço rural em sistemas complexos de agricultura, com uma forte componente de tração animal e o uso da vegetação serial das terras marginais, estiveram na base dos grandes avanços tecnológicos da agricultura da Idade do Bronze, da Idade Média e da chamada I Revolução Agrícola, no final da Idade Moderna. O interesse pelo seu estudo e desenvolvimento está de volta"

 

16.oo - Pausa para café;

 

16h30 - Fertilização orgânica. Manuel Ângelo Rodrigues, ESA-IPB / CIMO.

​

Apresentação da comunicação, por Manuel Ângelo Rodrigues:

​

"A matéria orgânica é vista como a chave da sustentabilidade dos sistemas agrícolas. Dela dependem importantes propriedades físicas, químicas e biológicas que determinam a produtividade das culturas e a resiliência do solo à sobre-exploração. De certa forma aceita-se que um solo é tanto mais fértil quanto maior o teor em matéria orgânica.

Parece simples!

Então porque será que em vastas regiões do globo os solos agrícolas têm teores de matéria orgânica tão baixos?

É isto um problema inultrapassável?

Será possível (e desejável) melhorar os teores de matéria orgânica de um solo agrícola?

Pode o incremento da tração animal contribuir para a resolução do problema?

 

Estas e muitas outras questões vão ser discutidas.

​

Apareça e participe no debate."

​

17.30 - Projecção de documentário.

​

18.00 - Encerramento dos trabalhos.

​

​

Preço por participante: As V Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal serão gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia.

​

Inscrição: 

Para se inscrever, basta que nos envie um em-mail com os seus dados pessoais completos*, para o e- mail 

*- Nome Completo
- Morada
 - Contacto telefónico
- E-mail
- NIF

​​

Mais informações e contactos:

 (+351) 964119842 / aptran.mail@gmail.com

Telefone/Phone:

+351 964119842

Morada/Adress:

Centro Coordenador de Transportes, Rua 25 de Abril, Loja 11 Sala das Associações

4940-526 Paredes de Coura, Portugal

Aceda ao facebook da APTRAN
bottom of page