Telefone/Phone:

+351 964119842

Morada/Adress:

Escola Superior Agrária de Bragança

Campus Sta. Apolónia

Caixa postal 87

5300-253 Bragança, Portugal

Aceda ao facebook da APTRAN

Associação Portuguesa de Tracção Animal

IV Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal

 

 

Desenvolvimento rural

 

APTRAN (Associação Portuguesa de Tracção Animal), em conjunto com o CIMO (Centro de Investigação de Montanha - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança) irão organizar, no próximo dia 10 de Dezembro de 2016, as IV Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal, este ano subordinadas ao tema do desenvolvimento rural.

 

Os territórios rurais são paulatinamente entendidos como espaços abertos de potencialidade económica, e portanto, sistemas que devem ser valorizados numa perspetiva de produção sustentável.

Vive-se hoje um momento em que o espaço rural e a sua dinamização surgem no centro do discurso dos agentes de desenvolvimento e decisores políticos, apontando-o como um meio privilegiado e de oportunidades para a implementação de novos projetos, nomeadamente pelas gerações mais jovens.

As Organizações não-governamentais, tal como APTRAN, tem neste contexto um papel fundamental, promovendo e divulgando atividades que integram e respeitam a cultura e as tradições locais, valorizando e potenciando os recursos endógenos, para o benefício desta e das gerações futuras.

 Importa salientar que um dos objetivos patentes na génese da APTRAN é o de contribuir para uma estratégia lógica de desenvolvimento rural, fomentando novos modelos e trabalhando de forma articulada com os agentes locais e regionais.

Assim, parece-nos muito pertinente que este ano seja abordado o tema do desenvolvimento rural, centrado no papel das ONGs e na sua relação com esses mesmos agentes de desenvolvimento locais e regionais.

 

 

 

Programa: 

Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Sessão da manhã - Auditório Pequeno da Escola Superior Agrária do IPB

09h00 - Abertura do secretariado / Recepção dos participantes; 

 

10h00 - Sessão de abertura das IV Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal;

 

10.15 - A importância das relações entre o Poder Local e as ONGs na construção de alternativas para o desenvolvimento rural. Jorge Fidalgo, Presidente do Município de Vimioso.

 

11.00 - Pausa para café;

 

11h15 - Cooperação entre o Ensino Superior e as ONGs - uma visão estratégica para o desenvolvimento das regiões de baixa densidade. Amilcar Teixeira (CIMO / ESA-IPB)

 

12h00 - Debate com as ONGs presentes sobre os temas abordados durante a sessão da manhã.

 

12.30 - Pausa para almoço;

 

Sessão da tarde - Casa da Seda do Centro de Ciência Viva de Bragança

14.30 - Assembleia geral da APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal.

 

16.30 - Projecção do documentário Au pays de vache fântome, de Sophie Arlot e Fabien Rabin.

 

17.00 - Mesa redonda: É possível a compatibilização entre a atividade humana e a preservação do património natural e cultural, com um desenvolvimento socioeconómico sustentável da região?

 

Intervenientes:

- António Morais - Sociólogo

- José Castro - Professor Universitário ESA-IPB

- Agostinho Beça - Engenheiro Florestal DRAPN

- Carlos Aguiar - Professor Universitário ESA-IPB

 

18h00 - Encerramento dos trabalhos;

 

Sessão da noite - Centro histórico de Bragança.

 

20.00 - Jantar de beneficência e celebração do 4º Aniversário da APTRAN, no Restaurante D. Fernando - Cidadela de Bragança;

Preço por participante: As IV Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal serão gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia.

A sessão da noite terá o preço de 15 euros e inclui o jantar e ainda uma contribuição para que a APTRAN continue a realizar as atividades de promoção e valorização da tração animal.

 

Inscrição: 

Para se inscrever, basta que nos envie um em-mail com os seus dados pessoais completos*, para o e- mail 

*- Nome Completo
- Morada
 - Contacto telefónico
- E-mail
- NIF

- Indicar se participa na sessão da noite​

Mais informações e contactos:

 (+351) 964119842