top of page

Associação Portuguesa de Tracção Animal

Encontro Ibérico de Tracção Animal

15 a 17 de Julho de 2022

 

Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA)

Vascões, Paredes de Coura


O Encontro Ibérico de Tracção Animal reúne em Paredes de Coura as entidades Ibéricas que ao longo dos últimos 10 anos promovem de forma ativa a tração animal moderna na Península Ibérica: APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal, Asociación Nacional de Tracción Animal (ANTA - La Esteva), Asociació Catalana de Tracció Animal (ACTA) e a Asociación Galega de Tracción Animal - Á Molida (AGATRAN) / Centro de Interpretación de Tracción Animal (CITRAN), numa organização conjunta entre estas entidades e o Laboratório Rural.

Ao longo de três dias de festa falaremos de tração animal, nas suas mais variadas vertentes, mas teremos também um programa cultural e lúdico muito interessante, que de certeza não vai querer perder!

Programa:

Dia 15, Sexta-feira: 

9.30 - Trabalhos de gestão e conservação do bosque autóctone com tração animal - Lameiro da Cebolas, PPCB
Dia aberto aos agentes locais e nacionais com responsabilidade na gestão da floresta, envolvendo os vários parceiros do Laboratório Rural.

 

18.00 - Receção aos participantes no Encontro Ibérico de Tracção Animal - CEIA

20.00 - Jantar

 

21.30 - Cinema ao ar livre - Grandfather, Letónia, 2019 - Nothmen
Filme documentário absolutamente sublime, onde se revela um dia em cada estação da vida do avô, trabalhador rural experiente e incansável, sempre acompanhado dos seus cavalos de tiro, a sua grande paixão.
Totalmente auto-suficiente e independente, tem vivido fora da rede, antes mesmo de haver uma rede. O avô completou 76 anos em maio de 2019. Desde que sua esposa faleceu há 10 anos, ele trabalha praticamente sozinho. "Não preciso de ninguém para me ajudar, tenho
cavalos..."

 

Dia 16, Sábado (CEIA)

9.30 - Potencial da tração animal na vinha, com Alfred Ferris
Sessão de demonstração sobre o potencial da tração animal nas várias fases do ciclo da vinha: do maneio do solo à vindima. Dia aberto para produtores de vinho da região dos vinhos verdes.

10.00 - Oficina de artes plásticas para crianças

Os mais pequenos são convidados a se juntarem nesta oficina, onde por entre pinturas e recortes, grandes surpresas podem surgir!

11.30 - Apresentação e prova de vinhos verdes
Os produtores presentes são convidados a apresentarem os seus vinhos, numa viagem pelo que de melhor se faz na viticultura do Alto Minho.

 

13.00 - Almoço

 

14.30* - Oficina do linho, com Paula Oliveira, Cabril Eco Rural
Nesta oficina para pais e filhos, partimos à descoberta da vida do linho. Vamos conhecer os vários processos de transformação da linhaça, da sementeira até ao tear.

16.00 - Oficina de instrumentos tradicionais, com Diogo Chavarria Amado e João Raimundo
Esta oficina para miúdos e graúdos, os dois músicos serão responsáveis por uma viagem ao mundo dos instrumentos tradicionais, nas suas mais variadas formas e feitios, mas sempre feitos a partir de madeira autóctone. 

17.30 - Percurso verde

A pé ou de bicicleta, venha descobrir os encantos da Colónia Agrícola de Chã de Lamas e da zona de montanha circundante.

 

* A partir das 14.30 haverá durante toda a tarde Jogos tradicionais da raia Minho - Galiza. Associação Castrofloxo, Ourense (GZ).

20.30 - Jantar

22.00 - Concerto com ViraVadio
ViraVadio é um trio incomum de Torres Vedras onde alinham acordeão, gaita-de-fole e percussão! A sua música assenta em reportório onde a sonoridade dos instrumentos tradicionais são o mote para garantir ambientes festivos apelando à cultura de raiz popular!

 

Dia 17, Domingo (CEIA)

9.00 - Potencial da tração animal na agricultura familiar e de montanha, com Abel Ibañez
Sessão de demonstração sobre o potencial da tração animal para a agricultura de pequena escala, em zonas de montanha. Apresentação de técnicas e ferramentas de tração animal.

11.00 - Oficina de pão, com Francesco Tripoli
Junte-se nesta oficina numa viagem ao mundo do pão, no Forno Comunitário da Colónia Agrícola de Chã de Lamas.

 

13.00 - Almoço 

 

# Em permanência: Exposição de fotografia Gestão sustentável do meio rural, enquanto parte integrante da exposição coletiva de fotografia Com os olhos em Bico. Fotografias de João Pedro Marnoto

 

Preço por participante:

Entrada Livre, mas com necessidade de inscrição.

 

Inscrição: Para se inscrever, basta enviar um mail para aptran.mail@gmail.com  com os dados pessoais.

Mais informações e contactos:

aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842

Bar e cantina em funcionamento:

 

Preço por refeição 10 euros.

 

- Não haverá serviço de pequeno-almoço.

 

 

Opções de alojamento:

 

- Acampamento gratuito.

Encontre uma lista completa de casas de campo aqui.

Encontre uma lista completa de alojamento local aqui.

 

logos.png
bottom of page