Associação Portuguesa de Tracção Animal
Curso de agricultura de montanha
com recurso à tração animal
CEIA - Paredes de Coura
10 a 12 de Maio de 2024
Breve introdução
Este curso é parte integrante da estratégia formativa do Laboratório Rural, através da qual se pretende fomentar modelos sustentáveis de desenvolvimento, assentes na promoção de práticas compatíveis com a preservação da biodiversidade e a conservação do solo.
Para tal, o Laboratório Rural tem vindo a introduzir o conceito de tração animal moderna numa estratégia lógica de desenvolvimento rural, respondendo ao crescente e renovado interesse pelo uso desta tecnologia como uma fonte de energia renovável, de menor impacto e economicamente viável, capaz de reduzir as emissões de carbono, de estimular a autossuficiência e reduzir o consumo de recursos não renováveis.
No caso do setor agrícola / hortícola, importa criar e estimular linhas de ação que acompanhem a consciência ecológica (mas também económica) que surge no seio da sociedade moderna, assente na necessidade de reduzir a motorização e industrialização excessivas patentes nos modelos de gestão convencionais, mas também a dependência de fatores de produção externos.
A importância emergente da tração animal como uma alternativa/opção complementar à tração motorizada é clara, realçada pela continuidade (e em alguns casos um aumento claro) do uso de tal tecnologia na gestão e conservação de zonas de elevado valor natural, como é o caso das zonas agrícolas de montanha. Este fenómeno é claro nos países mais desenvolvidos da Europa, onde se comprovou a sua viabilidade económica, aliada a um menor impacto sobre o meio, e começa a assumir destaque em Portugal, tendo no Laboratório Rural de Paredes de Coura uma referência clara a nível nacional.
Objetivos do curso
O Curso de agricultura de montanha com recurso à tração animal pretende:
- dotar os formandos de conhecimentos e ferramentas adequadas que lhes permitam reconhecer na tração animal uma solução moderna, competitiva e sustentável, como complemento ou mesmo em alternativa aos modelos convencionais normalmente utilizados em agricultura / horticultura.
- permitir que os formandos entendam os principios da agricultura / horticultura em territórios de montanha, nas suas várias dimensões.
- preparar os formandos para serem capazes de produzir alimentos hortícolas em zonas de montanha com recurso à tração animal, abordando ao longo da formação todas as fases inerentes aos ciclos produtivos.
- apostar na capacitação de recursos humanos em meio rural, favorecendo a criação de auto-emprego e a prestação de serviços com base local no sector primário.
Público-alvo
O curso destina-se a adultos com interesse na agricultura de montanha com tração animal; estudantes universitários das áreas de agricultura, ambiente e recursos naturais; assim como o público em geral.
Modelo formativo
24 horas de formação teórico-prática / 3 dias.
Horário
Período da manhã: 8.30 - 12.30; Período da tarde: 14.00 - 18.00.
Temas a abordar
- Aproximação aos equídeos de trabalho (cavalos, burros e híbridos) e o seu uso potencial em agricultura / horticultura;
- Sistemas de arreios utilizados em agricultura;
- Sistemas de comunicação humano - animal e condução com rédeas longas;
- Conhecimento e maneio do solo e a sua importância agronómica;
- Solo e produção agrícola / hortícola;
- Preparação do solo: aproveitamento das parcelas e especificidades inerentes ao uso de animais, orientação da parcela;
- Uso de adubos verdes;
- Ferramentas específicas utilizadas na preparação do solo com tracção animal;
- Implementação de culturas (distâncias de sementeira e plantio, consociações de culturas);
- Sistemas de regadio: regadio tradicional, sistemas de rego por gota-a-gota e aspersão;
- Trabalhos intercalares com tração animal;
- Ferramentas necessárias durante os trabalhos intercalares;
- Controlo e prevenção de pragas e doenças;
- A tração animal no processo de colheita dos produtos hortícolas: ferramentas necessárias, sistemas de transporte com veículos de rodas e trenós.
Formadores
- Alfred Ferrís Garcia
- João Brandão Rodrigues
- Rodrigo Gómez Alcalde
Preço do curso
- O curso tem um valor de 180 euros. O valor da inscrição inclui todas as refeições dos 3 dias de formação (pequeno-almoço, almoço e jantar de dia 10 e 11 de Maio + pequeno-almoço e almoço de dia 12 de Maio) e alojamento em regime de camarata no CEIA (duas noites);
Inscrição
Para se inscrever basta que nos envie um em-mail com os seus dados pessoais completos*, para o e-mail aptran.mail@gmail.com
*- Nome Completo
- Morada
- Contacto telefónico
- E-mail
- NIF
Em anexo ao e-mail, deverá enviar-nos o comprovativo de pagamento da inscrição. NIB APTRAN: 0035 0471 00013646 330 02, da Caixa Geral de Depósitos.
Número máximo de participantes: 20 alunos.
Informações em aptran.mail@gmail.com / +351964119842;