Telefone/Phone:

+351 964119842

Morada/Adress:

Escola Superior Agrária de Bragança

Campus Sta. Apolónia

Caixa postal 87

5300-253 Bragança, Portugal

Aceda ao facebook da APTRAN

Associação Portuguesa de Tracção Animal

I Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal: a sustentabilidade dos territórios rurais.

A APTRAN (Associação Portuguesa de Tracção Animal), em conjunto com o CIMO (Centro de Investigação em Montanha - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança) e a ANTA - La Esteva (Asociación Nacional de Tracción Animal - La Esteva) vão organizar, no próximo dia 7 de Dezembro de 2013, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), as I Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal, este ano subordinadas ao tema a sustentabilidade dos territórios rurais.

 

A (re)utilização em pleno Século XXI da tracção animal moderna é ainda uma realidade pouco ou nada conhecida em Portugal, apesar de ser já uma realidade tecnológica nos países europeus mais desenvolvidos.

 

Estas jornadas pretendem demonstrar e promover o uso da tracção animal enquanto complemento/alternativa aos modelos de produção ditos convencionais, mas também apresenta-la como uma solução economicamente viável, moderna, ecológica e competitiva para o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais, na região de Trás-os-Montes mas também a nível nacional.

 

Estas jornadas contam com um painel muito variado de oradores portugueses e espanhóis que, com a sua experiência, contribuirão de forma decisiva para a qualidade das mesmas, através da apresentação de exemplos concretos onde a tracção animal é utilizada de forma eficaz (trabalhos florestais, horticultura e produção vitivinícola), mas também abordando temas como a conservação do solo e da própria paisagem.

 

 

Programa

 

Sábado, 7 de Dezembro de 2013

 

08h30 - Abertura do secretariado / Recepção dos participantes; 

 

09h15 - Sessão de abertura das I Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal: a sustentabilidade dos territórios rurais;

 

09h30 - Tracção animal no séc. XXI. Alfred Ferrís Garcia (ANTA - La Esteva)

 

10h10 - Trabalhos Florestais em Sintra - Cavalos Ardennais. Nuno Oliveira (Parques de Sintra)

 

10h50 - Pausa para café;

 

11h10 - Horticultura e tracção animal. Vicent Martí / Abel Ibañez (ANTA - La Esteva)

 

11h50 - Vinha e tracção animal. Alfred Ferrís Garcia (ANTA - La Esteva)

 

12h30 - Pausa para almoço;

 

14h20 - Tracção animal e Paisagem: ensinamentos dos sistemas tradicionais. José Castro (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança).

 

15h00 - O recurso solo e a tracção animal nas actividades agrárias: elementos de reflexão. Tomás de Figueiredo (Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança).

 

15h40 - Mesa redonda / debate sobre os temas abordados ao longo da jornada de trabalho.

 

16h30 - Assembleia geral da APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal.

 

18h00 - Encerramento dos trabalhos;

 

 

Preço por participante:

 

- Estudantes e desempregados: 10 euros

 

- Sócios da APTRAN / ANTA - La Esteva: 15 euros

 

- Não sócios: 40 euros - valor da inscrição inclui a inscrição automática como sócio efectivo da APTRAN (para cidadãos portugueses)  e como sócio simpatizante da ANTA - La Esteva (para cidadãos espanhóis).



Inscrição: 

Para se inscrever, basta que nos envie um em-mail com os seus dados pessoais completos*, para o e-mail aptran.mail@gmail.com

*- Nome Completo
- Morada
 - Contacto telefónico
- E-mail
- NIF
Em anexo ao e-mail, deverá enviar-nos o comprovativo de pagamento da inscrição. NIB APTRAN: 0035 0471 00013646 330 02, da Caixa Geral de Depósitos.​

Mais informações e contactos:

aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842