Telefone/Phone:

+351 964119842

Morada/Adress:

Escola Superior Agrária de Bragança

Campus Sta. Apolónia

Caixa postal 87

5300-253 Bragança, Portugal

Aceda ao facebook da APTRAN

Associação Portuguesa de Tracção Animal

III Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal

Educação na Tracção Animal / Tracção Animal na Educação

 

A APTRAN (Associação Portuguesa de Tracção Animal), em conjunto com o CIMO (Centro de Investigação de Montanha - Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança) vão organizar, no próximo dia 5 de Dezembro de 2015, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal), as III Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal, este ano subordinadas ao tema Educação na Tracção Animal / Tracção Animal na Educação.

 

Programa: Sábado, 5 de Dezembro de 2015

 

09h00 - Abertura do secretariado / Recepção dos participantes; 

 

09h30 - Sessão de abertura das III Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal;

 

09h45 - Educação na Tracção Animal: Jesús de Gabriel Perez (ASZAL - Asociación Nacional de Criadores de la Raza Asnal Zamorano-Leonesa)

 

A sessão da manhã destas jornadas centrar-se-á na importância do processo de doma nos equídeos para trabalho, através de uma melhor compreensão do seu comportamento, numa perspectiva teórica mas também prática. A existência de animais correctamente educados , treinados e preparados é uma condição essencial para o bem-estar e para a realização de trabalhos de qualidade e em segurança, tanto para animais como para os operadores. 
 

10h45 - Pausa para café;

 

11h00 - Demonstração prática de maneio e processo de doma de equídeos para trabalho: Trabalho em picadeiro, iniciação à utilização de diferentes sistemas de arreios, sistema de condução com rédeas longas.

 

12h30 - Pausa para almoço;

 

14h00 - Sessão da tarde: Tracção Animal na Educação:

 

A sessão da tarde destas jornadas debruçar-se-á sobre a introdução da tracção animal, e de toda a tecnologia e conhecimento associados, num modelo educativo que previlegie a implementação de novos conceitos e que reconheça na tracção animal uma solução moderna, de menor impacto e economicamente viável, competitiva e sustentável, como complemento ou mesmo em alternativa aos modelos convencionais normalmente utilizados. 

Serão abordados vários temas ao longo da tarde, tendo sempre como cenário de fundo a tracção animal na educação.

 

- Tracção animal na educação - o caminho que percorremosJoão B. Rodrigues (APTRAN)

 

- O papel da tracção animal na investigação e experimentação - a propósito de um dia quente de Verão:Tomás de Figueiredo (CIMO, ESA-IPB)

 

- Recolher para Educar: Ofícios e Raças Autóctones na Tracção Animal: Ricardo Guerreiro (fotógrafo freelancer)

 

16h00 - Debate / mesa redonda sobre tracção animal na educação, com a participação de todos os oradores convidados para as III Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal e representantes de Instituições de Ensino Profissional e Superior nas áreas das ciências naturais.

Moderador: José Castro (CIMO, ESA / IPB);

 

16h30 - Pausa para café;

 

16.45h - Assembleia geral da APTRAN - Associação Portuguesa de Tracção Animal.

 

18h00 - Encerramento dos trabalhos;

 

 

Preço por participante: As III Jornadas Técnico-científicas de Tracção Animal serão gratuitas para todos os sócios da APTRAN. Quem pretender assistir às jornadas e não for sócio poderá realizar a inscrição de sócio efectivo da APTRAN (25 € / ano). Contacte a APTRAN para mais informações / dúvidas.

 

Inscrição: 

Para se inscrever, basta que nos envie um em-mail com os seus dados pessoais completos*, para o e- mail aptran.mail@gmail.com

*- Nome Completo
- Morada
 - Contacto telefónico
- E-mail
- NIF
Em anexo ao e-mail, deverá enviar-nos o comprovativo de pagamento da quota de sócio / actualização das quotas. NIB APTRAN: 0035 0471 00013646 330 02, da Caixa Geral de Depósitos.​

Mais informações e contactos:

aptran.mail@gmail.com / (+351) 964119842

 

Breve apresentação dos oradores:

 

Jesús de Gabriel Perez (ASZAL - Asociación Nacional de Criadores de la Raza Asnal Zamorano-Leonesa), Secretário técnico e Director técnico do livro genealógico do Asno Zamorano-Leonês. 

Jesús de Gabriel é médico veterinário e tem-se dedicado nos últimos anos a aprofundar os seus conhecimentos em etologia e na doma natural de equídeos, contando com uma vasta experiência neste campo.

 

João B. Rodrigues (APTRAN), membro fundador a Associação Portuguesa de Tração Animal, assumindo actualmente as funções de Presidente da Direcção. Profissionalmente é médico veterinário,  tendo-se dedicado aos equídeos de trabalho, com destaque para os burros.

 

Tomás de Figueiredo (CIMO, ESA-IPB), Engenheiro Agrónomo, Professor Coordenador no Departamento de Ambiente e Recursos Naturais da ESA-IPB. Com atividade docente dedicada à área das Geociências (clima, solo e água), é especialista em erosão e Conservação do Solo e da Água, desenvolve investigação em ambientes diversos (olival, vinha, matos, floresta, áreas ardidas). 

 

Ricardo Guerreiro  (fotógrafo freelancer), encontra na natureza e no mundo rural os seus motivos de trabalho. As suas imagens têm sido publicadas em livros de história natural e revistas como a National Geographic Portugal e Visão. A sua ligação familiar ao mundo rural (Alentejo), com avós almocreves e aguadeiros, despertou o interesse pela tração animal e bovinos autóctones, temas que tem explorado fotograficamente nos últimos anos, resultando uma reportagem sobre a raça bovina Garvonesa na National Geographic Portugal (Julho 2013) e várias exposições em feiras rurais do Sul do País.